sábado, 9 de junho de 2012

PEIXES

                                                                               
                                                                       GUPPY
                                                                                   
    O guppy é um belo peixe ornamental de comportamento pacífico.O guppy é um animal ovovivíparo da família dos poecilídeos. O comprimento do macho adulto é de aproximadamente 5 centímetros e o da fêmea, 7 cm e  sendo muitas vezes confundido por leigos com girinos.Os Guppys podem ser alimentados várias vezes ao dia desde que seja em pequenas porções, o cardápio pode ser variado e incluindo alimentos vivos como por exemplo artêmias salinas ou enquitréias.

                                                      
                                                                                       
                                                                  TUBARÃO-TIGRE
                                  

        É um tubarão da família dos carcharrinídeos de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Chega a medir até 6 m de comprimento, possuindo corpo robusto, cabeça larga e achatada, focinho curto e arredondado, nadadeira caudal pontuda, dorso variando de cinza-escuro a cinza-amarronzado com manchas escuras verticais.Seus dentes possuem a forma triangular de um abridor de latas, o que o permite cortar ossos, carne e até cascos de tartaruga com maior facilidade.Sua alimentação é a base de peixes,focas,tubarões menores,lulas e até tartarugas.


                                                                              
                                                                         MARLIN
                        
                
A belíssima marlin azul é o maior do Atlântico marlins e um dos maiores peixes do mundo. femeas, (900 kilograms). As fêmeas, que são significativamente maiores que os machos, podem alcançar 14 pés (4,3 metros) de comprimento e pesar mais de 1.985 libras (900 quilogramas). Tamanhos médios tendem a estar na gama de 11 pés (3,4 metros) e 200 a 400 libras (91 a 181 kg).Nativo das águas tropicais e temperadas do Atlântico, Pacífico e Índico, marlins azuis estão entre as mais reconhecíveis de todos os peixes. Eles são azul-cobalto em abaixo do topo e branco-prateado,esse peixe se alimenta de cavala e atum ele mergulha mais profundo para se alimentar de lulas.
                                                 
                                                                                 
                                                                           TILAPIA
                                               

Tilápias são fáceis de manter em aquário, já que elas conseguem espaço suficiente neles. Elas se reproduzem facilmente e crescem rápido, mas são perigosas para qualquer outro peixe pequeno. A maioria das espécies são reprodutores de superfície mas alguns protegem sua cria em sua boca.
A tilápia Anderson prepara o ninho numa área limpa, em água rasa onde a quantidade de oxigênio é abundante. A fêmea deposita os ovos no ninho, que são fertilizados pelo macho, em número de uma dúzia a mais de 2000. Altamente prolífera, pode gerar 4 desovas ano, em águas com temperatura ideal.
A maioria das espécies protegem sua cria na boca, onde são chocados. Isso ajuda os ovos a ficarem oxigenados e os previne de serem atacados por bactérias, fungos e demais predadores.
                                                    
                                                               PIRARUCU
                                          

     O pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo e o seu nome significa "peixe-vermelho'' por causa de sua cauda avermelhada.Quando adulto pode pesa 100 a 250kg e pode medir de 2 a 3m.O pirarucu é onivoro por tanto se alimenta de plantas peixes exemplo:pequenos crustaceos,frutas,répteis,aves que mergulhan atras de alimento,insetos, pequenos mamiferos e pequenos moluscos.Esta espécie de peixe possui características biológicas e ecológicas bem distintas: De grande porte, sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso.possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

                                                                                  
                                                 COMEDOR-DE-ALGAS-SIAMÉS
                            

A origem do comedor de algas siamés é o Sudeste Asiático e o seu comprimento é de 14 cm.Esse peixe não se da bem com nehum outro peixe por ser territorial,esse peixe é muito util no combate as algas e o lodo.Eles são facilmente adquiridos em portugal e é incrivel o seu crescimento rapido.



                                                                               


                                                                 SURUBIM-PINTADO
                                                

É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade.É um peixe que pode chegar a 1m é um dos maiores peixes do brasil,pode pesar 60 a 80kg há registros de um que chegou a 2m pesando 100kg.O surubim-pintado é muito procurado por pescadores pela sua carne por ser muito apresciada.

                                                                                   
                                                                         KINGUIO
                                                  

Os vulgares peixes de aquário, designados por japones, peixinho-dourado, dourado ou peixe-vermelho, ou mesmo kinguio no Brasil, cujo nome científico é Carassius auratus, pertence à família dos Ciprinídeos (Cyprinidae), a que pertencem as carpas. Foi uma das primeiras espécies de peixes a ser domesticada e é ainda um dos peixes de aquário mais comuns no mundo inteiro.Tem muita variedade de tamanho, forma, configuração de nadadeira e cor (várias combinações de branco, amarelo, alaranjado, vermelho, marrom, e preto). Pode crescer até aos 59 cm e um máximo de 3 kg, ainda que tais valores sejam muito raros: a maior parte dos espécimes não atinge metade destas medidas,é oviparo pois este peixe pode atingir até 20 anos de vida se bem tratado.

                                                                                          
                                                              TRICOGASTER-AZUL
                                                         
É um peixe extremamente resistente, aconselhado para aquaristas Iniciantes. Mas existem dois importantes pontos contra essa escolha: primeiro, eles crescem até um tamanho razoável (15 cm) e podem superpopular aquários menores. Segundo, os machos tendem a ser bastante territoriais e, com o seu tamanho avantajado, costumam atormentar todos os outros peixes menores, forçando-os a ficarem escondidos em algum canto do aquário. A solução é mantê-los em aquários grandes e bem plantados, ou manter apenas fêmeas.O macho tem a barbatana dorsal (a de cima) comprida e pontuda, enquanto a da fêmea é curta e arredondada.Na sua alimentação também podemos incluir  moscas das frutas, todo alimento de qualidade será bem recebido.  

                                                                                 
                                                              ACARÁ-BANDEIRA
                                                

Os Pterophyllum scalare são provenientes da América do Sul, sendo facilmente encontrados nos rios amazônicos. São encontrados geralmente em pântanos e em rios com densa vegetação aquática, com grande quantidade de raízes e troncos.Possuem o corpo lateralmente achatado, com barbatana dorsal e anal relativamente grande. Podem chegar a 15 centímetros, sendo que os machos são maiores que as fêmeas. São espécies ornamentais e em seu habitat natural alimentam-se de pequenos insetos e peixes que vivem nos rios, mas em cativeiro podem ser alimentados com rações à base de larvas de mosquito e artemia salina.Na natureza são encontrados em cardumes, por isso devem ser mantidos em grupos de pelo menos cinco indivíduos. É muito difícil conseguir identificar seu dimorfismo sexual, sendo a única maneira de ter a certeza é durante a postura, quando os órgãos sexuais ficam visíveis. As fêmeas têm o ovopositor largo e virado para trás e os machos têm o espermoderme fino e virado para frente. São espécies ovíparas e sua reprodução ocorrem com certa facilidade em cativeiro. São peixes consideravelmente pacíficos, mas podem tornar-se agressivo com outros peixes para defender seu território, inclusive com os da sua espécie. Sua coloração natural era composta por tons acinzentados com cerca de quatro listras pretas.

                                                                            
                                                        
                                                                        MOLINÉSIA                 
                                                                 


A Molinésia Negra é uma das diversas variedades de molinésias existentes, como indicado pelo seu nome possui o corpo predominantemente na cor preta. Peixe ornamental muito comum no aquarismo possui diferentes conformações corporais originando diversas subdiviões como a molinésia negra balão e a molinésia negra cauda de lyra. São animais vivíparos, sendo a reprodução relativamente fácil com uma gestação com duração de 28 a 40 dias, quando então os filhotes nascem completamente formados. Quando adultos os machos apresentam aproximadamente 6cm e as fêmeas 9cm de comprimento.São peixes agressivos com outras espécies e não ideal para um aquário comunitário, porém também são entre si quando introduzido um número maior de machos.São peixes onívoros, aceitam vários tipos de alimento, desde ração seca, a alimentos vivos, algas e alimentos vegetais são importantes em sua alimentação, por isso são muito usadas no controle de algas em aquários plantados.Reprodução: Fecundação interna, o macho persegue a fêmea em busca de uma oportunidade para a fecundação, que é feita com a ajuda do gonopódio. Depois da cópula, a fêmea demora cerca de um mês para liberar os filhotes, durante este período o seu ventre vai aumentando de tamanho conforme os filhotes se desenvolvem dentro dos ovos e uma mancha escura vai se tornando mais evidente na área próxima à nadadeira anal.

                                                                     
                                                                       BETTA             
Todos os Betta são pequenos, mas podem variar consideravelmente no tamanho, de 2,5 cm do Beta chanoides até 12 cm do betta-de-akar (Betta akarensis).Os bettas são divididos em dois grupos, de acordo com o seu comportamento sexual: alguns constroem ninhos de bolhas, como o B. splendens, enquanto outros incubam os ovos na boca, como o B. picta. Estes últimos são por vezes chamadas "pseudo-bettas", e especula-se que tenham evoluído de espécies construtoras de ninhos, como adaptação a habitats de corrente rápida.Os bettas em aquário devem ser alimentados com pequenas quantidades de comida, uma vez por dia ou cada dois dias. A comida pode incluir flocos flutuantes, minhocas liofilizadas ou vivas, ou ainda artêmias secas.

                                                                             

                                                                           PIABA
                                             
Uma das espécies conhecidas sob o nome de piaba, a piaba de três pintas (Leporinus frederici Bloch), pode atingir até quarenta centímetros de comprimento e 1,3 quilogramas de peso. É um peixe de cor brilhante, prateada. A boca é pequena, porém possui dentes fortes e capazes de arrebentar anzóis  fracos. Costuma nadar muito em busca de comida. Suas preferências são por vegetais, larvas de insetos, além de pequenos peixes.


TRAÍRA

A traíra (Hoplias sp.) ou lobó é um peixe carnívoro de água doce da família Erythrinidae. A traíra pertence a um grupo de peixes desprovidos de nadadeira adiposa. É um dos peixes mais populares do Brasil, presente em quase todos os açudes, lagos, lagoas e rios. Nas regiões que oferecem boa alimentação, é comum que atinjam 69 centímetros de comprimento, e alguns exemplares excedem 2 quilogramas de peso. Sua pesca é feita de anzol, com isca de peixe ou carne; as traíras de mais de 1,3 quilograma só costumam atacar iscas em movimento, como as artificiais. Deve-se ter cuidado ao manipulá-la, pois costumam dar mordidas muito dolorosas e que sangram abundantemente. É indesejável em piscicultura, pois alimenta-se vorazmente de alevinos e peixes jovens de outras espécies. Tem marcada predileção por sombras e escuridão. É um peixe territorialista e canibal; protege suas crias até que se espalhem em meio a vegetação marginal.A traíra está ativa quando a água está quente, com temperatura acima de 18 graus celsius. Ela habita locais de água parada e com vegetação aquática abundante. Pedaços de madeira, troncos caídos, latas, são um ótimo esconderijo para as traíras. Nos meses frios se enterram no fundo para suportarem a baixa temperatura da água.



PEIXE-PALHAÇO


Peixe-palhaço, ou peixe-das-anêmonas é o nome vulgar das espécies da subfamília Amphiprioninae na família Pomacentridae. Existem cerca de 27 espécies, uma das quais pertence ao gênero Premnas, pertencendo os outros ao gênero tipo Amphiprion. Deve o seu nome à forma desalinhada como nada.As espécies assim designadas são nativas de uma vasta região compreendida em águas tépidas do Pacífico, coexistindo algumas espécies em algumas dessas regiões. São famosos devido à relação ecológica de protocooperação que estabelecem com as anêmonas-do-mar ou, em alguns casos, com corais. As anêmonas providenciam-lhes abrigo, apesar dos tentáculos urticantes a que são imunes, devido à camada de muco que os reveste. O peixe-palhaço esconde-se dos predadores nas anêmonas. Na base das mesmas, botam seus ovos, assegurando a proteção de sua prole. Em retorno, os restos do alimento do peixe-palhaço são utilizados pela anêmona. Uma associação que beneficia os dois parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário